Alimentos funcionais

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Saudações pessoal tudo certinho com vocês?

Bom quero dividir com vocês, talvez a maioria já saiba da importância deles, mas não custa lembrar, informações sobre alimentos funcionais. Esses alimentos são extremamente importantes para nós. O ideal seria termos sempre a presença deles em nossas refeições, pois esses alimentos possuem propriedades muito importantes para nosso corpo e que também ajudam a nos proteger de doenças. Certo dia vi ema reportagem na televisão de um grupo de pesquisadores que decidiu provar a eficiência da aveia no combate ao colesterol. Um grupo comeu aveia todos os dias, durante um mês, e o outro não comeu. Antes da pesquisa foi feito um levantamento do valor de colesterol em cada um e o grupo que comeu aveia teve um decrescimento desse valor.
Desde então todos começaram a comer aveia. Um dos colaboradores interrompeu a aveia de sua dieta, moral da historia teve que começar a tomar remédios para baixar o colesterol. Eu não sabia desse poder da aveia e desde então comecei a comer todos os dias no café da manhã, mas procuro consumir ela em batidas de frutas ou com banana amassada e mel, pois se forem todos os dias a mesma coisa agente enjoa.

Achei em uma matéria publicada na revista Superinteressante uma relação de alguns alimentos e de seus benefícios, vale a pena dar uma lida.

Betacaroteno
O que faz: Ajuda a diminuir o risco de câncer.
Como age: Quando ingerimos gorduras e proteínas, o betacaroteno se converte em vitamina A, protegendo as células do envelhecimento.
Onde encontrar: Abóbora, cenoura, mamão, manga, damasco, espinafre, couve.
Isoflavonas
O que fazem: Atenuam os sintomas da menopausa.
Como agem: Por ter uma estrutura química semelhante ao estrógeno (hormônio feminino), alivia os efeitos de calor e cansaço da menopausa e da tensão pré-menstrual.
Onde encontrar: Soja e seus derivados.
Licopeno
O que faz: Está relacionado à diminuição do risco de câncer de próstata.
Como age: Evita e repara os danos dos radicais livres que alteram o DNA das células e desencadeiam o câncer.
Onde encontrar: Tomate e seus derivados, além de beterraba e pimentão.
Ômega 3
O que faz: Diminui o risco de doenças cardiovasculares.
Como age: Reduz os níveis de triglicerídeos e do colesterol total do sangue, sem acumulá-lo nos vaso sanguíneos do coração.
Onde encontrar: Peixes de água fria, como salmão e truta, e óleo de peixes.
Flavonóides
O que fazem: Diminuem o risco de câncer e atuam como antiinflamatórios.
Como agem: Anulam a dioxina, substância altamente tóxica usada em agrotóxicos.
Onde encontrar: Suco natural de uva e vinho tinto, além de alimentos como café, chá verde, chocolate e própolis.
Probióticos
O que fazem: São microorganismos vivos que ajudam no equilíbrio da flora intestinal.
Como agem: Impedem que bactérias e outros microrganismos patogênicos se proliferem no intestino.
Onde encontrar: Iogurtes e leite fermentado.

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No último sábado fui visitar alguns parentes que moram no interior aqui do RS, mais precisamente em São Jorge, município pequeno, cerca de 4000 habitantes, cidade rural. Fomos eu, minha mãe e meu tio, que é corredor também. Nós fomos no sábado e já retornamos no domingo, mas domingo pela manhã, quando o galo cantou, e cantou mesmo, eu e meu tio levantamos para fazer um treino, bem no estilo cross country. Estrada de chão, lama (havia chovido a noite toda) e nós dois correndo. Foi muito bom, o lugar é cheio de árvores, ar puro mesmo, com muitas subidas. Um momento cheguei a pensar em parar, já que nas subidas escorregava um pouco, mas seguimos firmes e completamos o objetivo. Acabamos nem marcando o tempo, mas a distância ficou em cerca de 8Km. Era engraçado a cena, nos dois correndo em uma estrada de chão, de um lado as plantações de soja e milho e do outro as vacas pastando. A única coisa que me arrependo foi de não ter registrado o momento em fotos ou vídeo, mas na próxima oportunidade farei isso com certeza.

Um grande abraço galera. Tenham um bom restinho de semana.

E fiquei ai com mais uma sugestão de música.

Nightwish – Ever Dream